Instalar no Linux não é Bicho de 7 cabeças
Todos sabemos que maior dificuldades do usuários iniciante do Linux é instalar um programa, mais é isso não tão complicado isso para quem usa distrições baseado no debian pois utiliza pacotes de extensões *.deb.
Essa extensão é bem similar aos arquivos *.exe do windows não na questão de auto executar mais sim o fato de você clicar e pronto ele abrir a central de pacotes e ali você pode instalar os pacote com suas dependências hoje umas das melhores centrais é do Ubuntu pois é bem completa.
O fato interessante é que nem precisamos pesquisar na internet a própria central se encarrega para pesquisa.
Porem todo regra tem sua exceção um exemplo muito bom disse é instalar uma aplicação antes de estar nos repositores nesse caso em algumas situações você terá que usar o terminal não se assuste caso você não sabe usar o terminal pois é bem simples.
LIBREOFFICE 5.0.2 NOVA ATUALIZAÇÃO FOI OFICIALMENTE ANUNCIADA COM VARIAS CORREÇÕES
Bom no caso do Ultima atualização do libreoffice 5.x quando você faz o Download do arquivo em vem compactado com extensão *.tar.gz ele monta um pasta e dentro da pasta tem vários arquivos de extensão *.deb
Bom vamos começar:
1 Passo vamos remover todos as versões anteriores usando comando:
$ sudo apt-get purge libreoffice* + tecle ENTER
Informe a senha do seu Usuário + tecle ENTER
Pra continuar a remoção tecle (Y) + tecle ENTER
Obs: nessa fase preliminar que antecede a instalação não é possível visualizar o que esta sendo digitado pelo fato que esta em modo administrador.
2 Passo para darmos continuidade ao processo de instalação deve-se já ter baixado o arquivo normalmente é baixado na paste de Downloads ou na pasta que foi escolhida pelo usuário após localizado o arquivo que estará na extensão *.tar.gz de compactação segue o comando para descompactar o arquivo:
Dica: para localizar o arquivo use o comando (ls *.tar.gz) como estamo ensinado em instalar libreoffice o mesmo terá a seguinte nome de arquivo (LibreOffice_5.0.2_Linux_x86-64_deb.tar.gz) porem o comando serve para qualquer arquivo compactado com essa extensão.
tar -zxvf LibreOffice_5.0.2_Linux_x86-64_deb.tar.gz + tecle ENTER
3 Passo apos descompactar o arquivo *.tar.gz ira gerar uma pasta com mesmo nome do arquivo sem a extensão como podera ver na ilustração abaixo.
Entre dentro da pasta que foi criada.
cd LibreOffice_5.0.2_Linux_x86-64_deb + tecle ENTER
cd DEBS + tecle ENTER
Caso queira podera da ( ls ) para ver o conteúdo da pasta.
Veja que todos os arquivos são de extensão *.deb.
Obs: todos esses passos anteriores podem ser feitos usando Interface Gráfica da mesmo forma que usuário do windows entrar na pasta onde estão os arquivos irá apertar o botão direito do mouse onde ira abrir uma janela de dialogo cliente em Abrir No Terminal no nosso caso o sistema esta em inglês Open in Terminal.
4 Passo vamos agora ir para instalação novamente vamos utilizar o comando sudo onde ira usar a senha seu usuário coloque o seguintes comandos :
sudo dpkg -i *.deb + tecle ENTER
Fim da instalação usuário pode desfrutar do LibreOffice atualizado.
Obs: Sempre utilize os comando com letra minusculas respeite os nome dos arquivos pois o linux faz distinção entre minuscula e Maiúscula.
Blogger Comment
Facebook Comment